Rolex Explorer A dimensão da aventura
O Oyster Perpetual Explorer e o Oyster Perpetual Explorer II são derivados do compromisso da Rolex com a exploração. Eles conseguem chegar onde poucos se aventuram. A marca testou estes relógios em condições reais, equipando exploradores polares, alpinistas e espeleólogos durante muitos anos. Alguns dos exploradores, alpinistas e cientistas mais intrépidos do mundo levaram esses relógios a lugares que comprovaram sua confiabilidade nas condições mais extremas.
Os relógios Explorer e Explorer II são legíveis, duráveis e projetados para acompanhar aqueles que ultrapassam os limites do conhecimento humano.
A partir dos anos 1930, a Rolex começou a equipar numerosas expedições com relógios Oyster Perpetual. O feedback obtido foi utilizado para desenvolver o que ficou conhecido como a categoria Profissional: relógios que servem como ferramentas, como o Explorer e o Explorer II. Os relógios Rolex participaram de algumas das maiores aventuras da humanidade. Uma dessas ocasiões foi a expedição ao Everest em 1953, liderada por Sir John Hunt, na qual Sir Edmund Hillary e Tensing Norgay se tornaram os primeiros a alcançar o pico da montanha mais alta do mundo.
Concebido para a exploração
Lançado em 1953, o Explorer se destaca por seu design simples e um mostrador preto de alta legibilidade com os característicos algarismos 3, 6 e 9 e indicadores de grandes dimensões. É um relógio-ferramenta, criado para indicar as horas com precisão, em todas as circunstâncias. Mesmo em ambientes privados de luz, ele é perfeitamente legível graças à exibição Chromalight. Hoje, o Explorer está disponível com diâmetros de 36 mm (o tamanho do modelo original de 1953) e de 40 mm.
O Explorer II foi lançado em 1971 e conserva o mesmo espírito que o Explorer: perpetuar a relação privilegiada entre a Rolex e a exploração. Graças à sua exibição 24 horas constituída por um ponteiro adicional laranja e uma luneta gravada, o Explorer II permite distinguir inequivocamente as horas do dia daquelas da noite — uma opção particularmente útil em lugares onde é difícil diferenciar o dia da noite, como nas regiões polares ou sob a terra. Ele também pode indicar a hora de um segundo fuso horário.
Resistindo ao extremo
Os relógios da linha Explorer jamais deixaram de evoluir para melhor atender às necessidades dos exploradores. Cada vez mais robustos. Cada vez mais confiáveis. O Explorer 36 está disponível em aço Oystersteel ou em versão Rolesor amarelo (combinação de aço Oystersteel e ouro amarelo), enquanto o Explorer 40 e o Explorer II são feitos exclusivamente em aço Oystersteel. Especialmente desenvolvido para a Rolex, o aço Oystersteel é uma liga única de robustez incomparável e limpidez inigualável.
Os três modelos são equipados com uma pulseira Oyster, uma pulseira de três fileiras que se distingue por sua robustez. Ela é equipada com um fecho de segurança Oysterlock desdobrável, concebido e patenteado pela Rolex, que previne qualquer abertura involuntária. A pulseira também conta com o sistema de extensão rápida Easylink, que permite ajustar facilmente seu comprimento em cerca de 5 mm.
O Explorer 36 e o Explorer 40 são equipados com o calibre 3230, e o Explorer II com o calibre 3285. Ambos são mecanismos mecânicos de corda automática, inteiramente desenvolvidos e manufaturados pela Rolex. Eles possuem uma reserva de corda de aproximadamente 70 horas.
Certificação Cronômetro Superlativo
Como todos os relógios Rolex, o Explorer e o Explorer II recebem a certificação Cronômetro Superlativo. Este título atesta que cada relógio que sai das oficinas da marca passou com sucesso por uma série de testes conduzidos pela Rolex em seus próprios laboratórios e segundo seus próprios critérios. O status de Cronômetro Superlativo é simbolizado pelo selo verde presente em cada relógio Rolex, e é acompanhado de uma garantia internacional de cinco anos.