Rolex SailGP Championship Redefinindo o iatismo competitivo
Catamarãs aerodinâmicos e ultraleves. Competições espetaculares nos mares de cinco continentes. Uma experiência única para quem assiste. O Rolex SailGP Championship, que tem a Rolex como Title Partner e Relógio Oficial, revolucionou o mundo das regatas e levou o iatismo competitivo para o futuro.
Publicado em 03 de setembro de 2025
A frota mais rápida da história
Doze tripulações, compostas por velejadores do maior talento. Catamarãs idênticos, com foils e velas rígidas. Capazes de subir acima das ondas e alcançar velocidades de quase 50 nós ou cerca de 100 km/h, essas embarcações se enfrentam em rounds com no máximo 15 minutos de duração. Com embarcações de vanguarda, capazes de proporcionar um desempenho excepcional, o Rolex SailGP Championship vem redefinindo o mundo do iatismo competitivo. Esses verdadeiros iates voadores carregam as bandeiras das nações que cada um deles representa, formando assim a frota mais rápida da história.
Uma competição espetacular
Realizado pela primeira vez em 2019, o Rolex SailGP Championship se estabeleceu como a competição mais emocionante do mundo do iatismo e, desde então, revigora cada nova temporada com novos eventos. Hoje, uma dúzia de regatas acontece ao longo do ano, nos mais diversos locais: São Francisco, Dubai, Auckland, Portsmouth e até mesmo no Lago Genebra. A cada Grand Prix, a competição proporciona um grande espetáculo para os espectadores, que aproveitam uma experiência sem igual nas enormes arquibancadas.
No coração do Rolex SailGP Championship com os Embaixadores Rolex Hannah Mills, campeã dentro e fora da água
Hannah Mills, duas vezes eleita Rolex World Sailor of the Year, hoje atua como estrategista para a equipe SailGP da Emirates Great Britain. Bicampeã do mundo na classe 470, a velejadora galesa é uma das mulheres mais condecoradas na história da vela olímpica, com duas medalhas de ouro e uma de prata. Como embaixadora do SailGP para o desenvolvimento sustentável, a atleta está altamente comprometida com a inclusão de mulheres no esporte.
Tom Slingsby, mestre na arte de vencer
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, Tom Slingsby foi três vezes vencedor do prêmio Rolex World Sailor of the Year. Também foi três vezes vencedor do Rolex SailGP Championship como timoneiro e CEO da equipe australiana. O talentoso iatista contabiliza 10 títulos de campeonatos mundiais nas mais diversas categorias. O australiano também foi membro da Oracle Team USA, que venceu a America’s Cup em 2013. Além disso, obteve a vitória em tempo real como timoneiro na Rolex Sydney Hobart Yacht Race e na Rolex Middle Sea Race.
Martine Grael, uma navegadora nata
Em 2025, Martine Grael fez história ao se tornar a primeira timoneira do Rolex SailGP Championship com a nova equipe Mubadala Brazil SailGP. A velejadora brasileira tinha apenas 22 anos quando foi nomeada Rolex World Sailor of the Year em 2014. Dois anos depois, no Rio, ela ganhou a primeira das duas medalhas de ouro olímpicas na classe 49er FX. A segunda medalha veio na edição de 2021, em Tóquio. Ela também participou da Volvo Ocean Race 2017-2018, uma competição offshore onde garantiu seu lugar como uma das velejadoras de maior sucesso no mundo.